NOTA DE REPÚDIO

A ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade anuncia seu repúdio à aprovação da suspensão da Resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia, por parte da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara. Consideramos que tal ação, mais conhecida como “Cura Gay“, é uma afronta aos movimentos sociais e à sociedade civil, que há décadas lutam pela garantia de direitos e por uma transformação social que também paute as questões referentes às sexualidades e as diversas formas de ser e estar no mundo.

Citando a resolução do CFP, que considera que “a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua
totalidade” e que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”, repudiamos a Comissão dos Direitos Humanos e a figura de Marcos Feliciano, presidente da Comissão, ao levarem para frente tamanho retrocesso.

Esperamos que a Corte Interamericana de Direitos Humanos intervenha nessa situação, devido às questões referentes à apologia ao ódio e ao desrespeito da dignidade humana. Além disso, relacionamos essa aprovação a uma contradição explícita no campo da saúde e da ciência, que retira as diversidades de orientação sexual e identidades de gênero, desde 1990, do campo marcado pela ideia de “doença” de diversas organizações científicas, dentre elas a  Organização Mundial da Saúde.

Conheça a Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia:Clique Aqui.

Imagem

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s