A ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade é uma Organização Não-Governamental que atua no sentido da garantia de direitos, da promoçao de saúde e da discussão no campo dos Direitos Humanos e das políticas TLGB (Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais).
A ADEH está aberta para o atendimento ao público de segunda a sexta, das 14h às 18h.
Endereço
Rua Trajano, 168, 3º Andar.
Centro, Florianópolis-SC
Telefone
(048)33710317
Temos como principais atividades abertas à população:
1) Assessoria Jurídica
2) Acompanhamento Psicológico
2) Cine D
Exibição de filmes com temática TLGB.
Todas as sextas, 19h, na sede da ADEH.
Parceria: Funcine
Mais informações: Clique Aqui
3) Segundas Transtornadas
Roda de conversa aberta, de temática livre.
Todas as segundas, 19h, na sede da ADEH
Parceria: Núcleo Margens – UFSC
Mais informações: Clique Aqui
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.
HISTÓRICO
A ADEH foi fundada em Florianópolis-SC em 1993, enquanto Fundação da Associação em Defesa dos Direitos Homossexuais (ADEH Nostro Mundo), com enfoque nas ações em Saúde no campo HIV/AIDS com a população de travestis e transexuais em situação de prostituição.
Em 1995, com o falecimento de Clô, presidenta da Associaçao, em decorrência de conflito com policiais enquanto realizava distribuição de preservativos e outros materiais, houve uma dispersão dxs membros da instituição. Desde então, houve tentativas de reorganização do espaço. Em 1999, a Associação se reestrutura e reinicia os trabalhos voltados à area da Saúde, ainda prioritariamente focados à população de travestis e transexuais da região de Florianópolis-SC.
A partir disso, a ADEH vem desenvolvendo projetos de acolhimento e acompanhamento da população TLGB da região de Florianópolis, além da distribuição de preservativos e materiais relacionados aos Direitos Humanos. Desde 2006, está em funcionamento Centro de Referência em Direitos Humanos de Florianópolis-SC, voltado ao acolhimento e acompanhamento de pessoas em situação de discriminaçao e violência de gênero.